A geração Alpha é formada pelas crianças que nasceram a partir do ano de 2010. Assim como todas as outras gerações, o contexto social em que esse grupo está inserido influencia na construção da sua identidade, especificidades e compreensão do mundo.
Dessa forma, é preciso conhecer as particularidades dessa geração para que as metodologias e ações educacionais sejam efetivas.
Acompanhe o texto completo e saiba o que caracteriza a geração Alpha e quais são as melhores metodologias para contribuir com um processo de aprendizagem de qualidade para as crianças dessa geração!
Características da geração Alpha
Uma das características marcantes da geração Alpha é, sem dúvidas, ter nascido no auge da era Digital. Diferente das crianças de algumas décadas atrás, os nascidos a partir do ano de 2010 se conectaram à internet prematuramente em grande parte das famílias.
Como essa geração está inserida em uma sociedade completamente tecnológica, as crianças Alphas possuem muita facilidade em lidar com as novas formas de comunicação virtual e apresentam um desenvolvimento intelectual acelerado devido à sensibilidade aprimorada através do contato com a internet.
A Base Nacional Comum Curricular foi inclusive elaborada considerando esses aspectos. A página do Ministério da Educação trata especificamente sobre tecnologias em sua relação com a BNCC, abordando conceitos de letramento e alfabetização digital.
Diferenciais para educação da geração Alpha
Para elaborar o trabalho na educação formal das crianças nascidas na geração Alpha é necessário considerar que elas tendem a ser muito criativas e mais adaptáveis do que a maior parte das crianças das gerações anteriores.
A habilidade relacionada aos saberes tecnológicos, isto é, ser capaz de manusear diversos tipos de aparelhos e ferramentas digitais, torna o processo de aprendizagem dos estudantes da geração Alpha mais ativo e participativo, pois eles são mais engajados.
Como educar a geração Alpha?
Considerando as mudanças e pontos fortes da geração Alpha, a escola pode atuar para educar as crianças com maior qualidade oferecendo metodologias ativas de aprendizagem. Dessa forma, os estudantes podem construir seus conhecimentos a partir da própria experiência.
O ideal é que o professor consiga, cada vez mais, atuar como mediador das experiências da criança com o objeto de estudo, seja o objeto o próprio material didático, maquetes, pinturas, escrita ou jogos pedagógicos.
Passamos então, de uma escola que oferecia saberes prontos e sem tantos desafios, para um ambiente educacional que visa organizar as experiências adequadas para que as crianças se desenvolvam de forma autônoma e construam a aprendizagem dos conceitos necessários para cada etapa da educação formal.
Desafios da prática escolar para a geração Alpha
Como todas as outras gerações, existem também muitos desafios para as escolas na tarefa de auxiliar no desenvolvimento intelectual das crianças da geração Alpha. Entre os principais e que afetam profundamente o trabalho em sala de aula está a falta de concentração.
Devido à dinamicidade do mundo tecnológico e grande quantidade de informações as quais as crianças são expostas o tempo todo, os estudantes tendem a sentir mais dificuldade para se concentrar em aulas que exigem foco e maior tempo de atenção.
Educação socioemocional
Como forma de lidar com as crianças e suas demandas emocionais, especialmente pela baixa tolerância às frustrações, é importante que a escola insira a educação socioemocional na prática pedagógica.
O conhecimento sobre as regras sociais e a importância da existência delas para a convivência em sociedade e no ambiente escolar se torna fundamental para que os estudantes desenvolvam da melhor forma os componentes escolares.
Leia mais sobre o assunto: O que é Educação Socioemocional e como integrá-la à realidade escolar?
Falta de concentração
Além da oferta de aulas interativas, utilizando metodologias ativas de aprendizagem, é também necessário oferecer aos estudantes atividades que desenvolvam a capacidade de foco e atenção, que serão importantes para seus estudos no decorrer dos anos escolares.
A leitura de textos mais longos, exercícios de escrita coerente ou a resolução de problemas matemáticos complexos depende, em grande medida, da capacidade de concentração dos estudantes.
Por essa razão, é importante trazer para a sala de aula, frequentemente, tarefas que contribuam para esta habilidade, como jogos que envolvem tempo, atenção e o cumprimento de regras.
Metodologias ativas do conhecimento
As metodologias ativas do conhecimento ganham cada vez mais espaço e destaque no ambiente escolar, sobretudo quando tratamos das crianças da geração Alpha. Entre as diversas formas de aprendizagem baseadas na metodologia ativa, pode-se citar a Cultura Maker, a aprendizagem através de problemas, a sala de aula invertida, a gamificação, entre outras.
A grande vantagem dessas abordagens é a construção do conhecimento por parte da criança, se adequando à criatividade e interatividade próprias da geração Alpha.
Para conferir textos específicos sobre Cultura Maker e Aprendizagem Baseada em Problemas, basta clicar nos links!
Veja como o Poliedro está preparado para engajar a geração Alpha
O Poliedro Sistema de Ensino atua com metodologias ativas e tecnologias não só para impulsionar toda a rotina escolar, mas também para envolver os alunos além da sala de aula.
No aplicativo P+, os estudantes têm acesso à vídeo aulas, a recados, a simulados etc. Além disso, o app cria uma rotina personalizada de estudos, desenvolvida com base no nível de conhecimento do estudante.
Outra solução que é particularmente mais atrativa para a geração Alpha é o CatLearning. Nesta plataforma de ensino gamificado de matemática, os estudantes aprendem brincando, através de jogos com missões, desafios, recompensas de progressão e personalização de Avatar.
Para conhecer mais sobre nosso Sistema, acesse o Blog Poliedro Sistema de Ensino!
Venha ser uma escola associada e engaje ainda mais os estudantes da nova geração.
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